terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Histórico do Grupo Amor Gitano

No ano de 2004 propôs-se o Projeto “Dança Cigana” na Escola Municipal Dr. José Ferraz de Magalhães Castro, em SBC – SP, com o objetivo de trazer a comunidade para a escola, em cumprimento a uma das metas do PPE (Projeto Pedagógico Escolar) 2004. O Projeto teve ótimos resultados, formando o Grupo de Dança Cigana “Coração Cigano”, sob a coordenação da então vice-diretora R. P. C. O grupo (composto de sete integrantes, entre funcionários e mães de alunos) fez algumas apresentações: na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Doutor José Ferraz de Magalhães Castro – São Bernardo, no Dia da Família, no Sarau Cigano (na Biblioteca Escolar Interativa Sonia Junqueira, da escola) e na Mostra Cultural da mesma; no CENFORPE (Centro de Formação dos Profissionais da Educação) – SBC, no evento “Compartrilhar” (Secretaria de Educação de SBC) e nas escolas municipais de Diadema: Hercília Alves da Silva Ribeiro e Cecília Meireles (ambos na semana da criança). As aulas aconteciam durante a semana, à noite, e era um curso aberto somente para mulheres (maiores).
No ano de 2005, após avaliação positiva da comunidade e alunas da dança cigana, reelaborou-se o projeto e a então PAP (Professora de Apoio Pedagógico, efetiva professora do Ensino Fundamental) Renata Saggioro Silva passou a ministrar aulas de dança e cultura cigana para as adultas (em torno de doze alunas) e a então auxiliar de limpeza Maria Aparecida Oliveira Nunes Reis, a ministrar aulas para as crianças (dez meninas, aproximadamente). Formaram-se, então, os grupos “Amor Gitano” e “Anjos Ciganos”, respectivamente, com aulas às quintas-feiras à noite durante a semana para as mulheres e aos sábados para as crianças, todos pertencentes à comunidade escolar (alunos, funcionários e mães de alunos). O nome "Amor Gitano" foi escolhido por representar o sentimento do grupo em relação à cultura cigana, já que nenhuma das alunas era cigana de "sangue".
Ao final do ano de 2006, a comunidade novamente avalia o projeto e este continua a vigorar com a professora Renata Saggioro Silva, ministrando aulas de dança e cultura cigana (pois aprofunda-se no estudo da cultura, fazendo aulas diretamente com ciganos). As aulas eram ministradas ainda às quintas-feiras para adultas e crianças. O primeiro aluno do sexo masculino (Gustavo Gabriel Dias Mesquita, aluno da Unidade) inicia as aulas este ano (2006), após freqüentar com a mãe as aulas e entusiasmar-se pela dança. A professora Renata, então, convida o cigano Hugo a dar um workshop de dança cigana com os passos masculinos, para todas as alunas, especialmente para o Gustavo. Neste ano o grupo apresenta aproximadamente quinze alunas e as apresentações são mais freqüentes no município de Diadema e em algumas poucas escolas de São Bernardo do Campo. O grupo chega a apresentar-se em Mairinque, Santana de Parnaíba e Barueri, ambos cidades do interior de SP.
Em 2007 a professora Renata apresenta-se a uma banca examinadora de bailarinas profissionais do Estado de São Paulo e conquista o título de dançarina profissional, pelo SINDDANÇA (Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo), sob o DRT 26.650/SP. A professora (até então atuando na função de PAP) solicita exoneração de seu cargo da Prefeitura de São Bernardo do Campo, mas, a pedido da comunidade e alunas, continua a ministrar (voluntariamente) aulas de dança cigana para todas as idades, todas as segundas-feiras, das 19:30 às 21:00h, sob autorização da APM e direção da Unidade Escolar. Neste ano o grupo faz muitas apresentações em São Bernardo, Diadema, São Paulo (em asilos, escolas e orfanatos – todas gratuitas) e até mesmo em Minas Gerais, no município de Paula Cândido durante a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Neste ano o grupo vira notícia nos jornais “A Tribuna” – Praia Grande e Diário do Grande ABC – Santo André e matricula cerca de vinte alunas.
Em 2008 a professora Renata divulga também a dança e aspectos da cultura cigana na UNI-A (Universidade Santo Amaro), em Santo Amaro-SP, para os alunos da graduação de Educação Física – turmas manhã e noite.
Em 2008, 2009 e 2010, sob autorização do Departamento de Ações Educacionais de São Bernardo do Campo e da APM (Associação de Pais e Mestres) da EMEB Dr. José Ferraz de M. Castro, as aulas permanecem às segundas-feiras, das 19:30 às 21:30h, para alunas de todas as idades, com inscrições abertas também para o público masculino (apesar da demanda ser inexistente nos adultos, somente meninos procuram as aulas). O grupo chega a agregar, em junho de 2009, um total de vinte e oito alunas, dentre elas pessoas da comunidade, alunos da Escola (Dr. José Ferraz de M. C. – SBC) e de outros bairros e municípios (entre 6 e 73 anos de idade).
Durante as aulas, existem leituras, comentários e explicações sobre a cultura e tradição cigana, além de ensinamentos sobre os passos da dança e seus significados (inclusive com acessórios e instrumentos específicos). Todas as alunas podem contribuir com pesquisas sobre a cultura e a dança cigana.
Em 2008 o grupo participa da inauguração do Museu Cigano (único Museu cigano do mundo, convidado pelo diretor do Museu Sr. Marcos Dechechi e diretora Dona Beni Mística).
Em 2010 o grupo de dança cigana “Amor Gitano” inseriu-se na lei como Instituição Não Governamental sem fins lucrativos, com o CNPJ 12.591.121/0001-34 – SBC, com ajuda da contadora Suzete Moreira Fuin, possuindo também um Estatuto que rege suas normas e ações. Inicia com Renata Saggioro Silva a presidente, Sonia Santos Silva a vice-presidente e Glaucia Zuleica Dias Mesquita, a secretária administrativa.
Também em 2010 o grupo lançou seu primeiro DVD de Dança Cigana “Amor Gitano”, a fim de divulgar o trabalho e registrar as coreografias ensaiadas.
Ainda em 2011 o grupo busca parceria com o Ministério da Cultura, para financiar os gastos e manutenção do Grupo, além da montagem do espetáculo prevista para este ano no Grande ABC e, quem sabe, futuramente, na Espanha.
Em 2011 as aulas continuam no mesmo local e horários: todas as segundas-feiras, das 19:30 às 21:30h.
Os contatos são divulgados nas apresentações através de cartão de visitas com os telefones, da professora e presidente Renata 7139-7404 e da aluna e secretária Glaucia: 4343-8911, também pelos emails: renatasaggioro@hotmail.com ou amorgitano.sbc.com.br . O blog, criado em 2010 por Gustavo Gabriel Dias Mesquita, para a ser ativado em 2011 para visitas e cadastros, com ajuda da aluna Rosangela Assumpção Cabello: http://www.grupoamorgitano.blogspot.com/.
O grupo não é patrocinado por nenhuma entidade até o momento e, desde 2007, apenas utiliza o espaço público da EMEB Dr. José Ferraz de Magalhães Castro, localizado à Rua Doutor José Ferraz de Magalhães Casto, 155 – Jardim Independência – São Bernardo do Campo – CEP: 09862-040, fones: 4343-6889 ou 4398-6630, sob a direção de Rosana Capassi Baltuilhe Fioretti e também com autorização do Departamento de Ações Educacionais de São Bernardo do Campo e aprovação da APM, Conselho e direção da Unidade Escolar.
As alunas e professora do Grupo “Amor Gitano” são, em sua maioria, professoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental e, geneticamente, nenhum(a) aluno(a) do grupo é cigano(a), mas admiram e estudam essa cultura. Fazem apresentações gratuitas em todos os lugares em que são convidado(as), solicitando apenas água e café (que inclui desde crianças a idosos). Nem mesmo o transporte é cobrado, pois geralmente as instituições não possuem verbas destinadas à Cultura. Para as apresentações todas(os) as(os) alunas(os) são convidadas(os), porém só vão as que desejam e que possuem horário disponível. Apesar de sabermos que ciganos não ensaiam coreograficamente, os(as) alunos(as) apresentam algumas coreografias e outras danças "livres", já que geralmente são chamadas para apresentação cultural.
As aulas são abertas para toda a comunidade e o curso atende também interessados(as) de outros bairros e até municípios, como São Paulo, Santo André e Diadema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário